Portal da Indústria Gráfica Paulista. Juntos somos mais fortes!

05 de setembro de 2022

Vendas online crescem 28% no Brasil, e possuem expectativa de dobrar, chegando até R$465 bilhões.

Notícia de crescimento, pode impactar positivamente a produção física da indústria gráfica. Com um crescimento médio nas vendas online de 20% ao ano, Brasil lidera o ranking mundial. Os números de vendas online no Brasil, não param de surpreender positivamente.

Em 2020, as vendas online cresceram 34,76% no Brasil.  Em 2021, o crescimento ainda foi forte, em 28,45%. A expectativa é que em 2022 e nos próximos anos, o crescimento fique em 20% ao ano, e que em 2025 o volume de vendas já chegue em até impressionantes R$465 bilhões de reais.

É o que revela um estudo divulgado pela plataforma de descontos CupomValido.com.br, com dados da Statista sobre as vendas no e-commerce no Brasil.

A taxa de crescimento anual de 20%, é a maior dentre todos os países, e quase duas vezes maior que a média mundial (11,3%).

O crescimento de compras online no Brasil é alto, pois o índice de penetração (porcentagem das pessoas que realizam compras online cotidianamente) ainda é baixo. No Brasil, apenas 49% das pessoas realizaram uma compra online nos últimos 12 meses. Apenas como comparação, no Reino Unido (país líder nesse fator), o índice de penetração é de 84%.

Com relação aos compradores online, em 2021 o número era de 114 milhões. Em 2022 a projeção é de 123 milhões. E em 2025, o número é de 138 milhões – um crescimento de mais de 12%.

Preferência entre os brasileiros

Os vestuários são os produtos mais comprados online pelos brasileiros. Em segundo lugar ficam os eletrônicos, como TVs, smartphones e notebooks. Os calçados ficam na terceira posição. Em seguida, entre os mais vendidos, ficam os acessórios, produtos de farmácia e comida.

A maneira preferida dos brasileiros realizarem as compras online, é via Smartphone, seguido pelo Notebook e Computador (PC). O Tablet e Smart TV, ficam em quarta e quinta posição, respectivamente.

Segundo a pesquisa, os 3 principais fatores que os brasileiros consideram como vantagens de comprar online, são: a entrega diretamente na residência, promoções com preços menores que as lojas físicas, e a grande variedade de produtos ofertados.

Em contrapartida, os 3 principais fatores negativos, são: a dificuldade em realizar troca, a demora no tempo de envio e não ter a possibilidade de contato prévio com o produto.

 

Fonte: Statista, CupomValido.com.br

Veja também

Semana Love Paper Week tem encerramento com evento no SENAI

No dia 7 de fevereiro, fechando a semana Love Paper Week, que celebrou a importância do papel na comunicação impressa e seu uso consciente e sustentável, aconteceu, no Auditório da Escola Senai Theobaldo De Nigris, um encontro especial que contou com a participação de profissionais do setor que trouxeram informações e conteúdos relacionados à indústria gráfica e ao universo da impressão.

Leia +

Gonçalves Packaging é recertificada pela ‘BRCGS PACKAGING’

A Gonçalves Packaging começou 2025 com uma importante conquista: a empresa foi recertificada pela BRCGS Packaging, concedida pela certificadora DNV - Business Assurance Brasil, que garante que as embalagens de papel-cartão convertidas podem ter contato indireto com alimentos.

Leia +

Calendário de Obrigações Ambientais 2025

A FIESP anunciou seu Calendário de Obrigações Ambientais, edição 2025. O material tem como objetivo alertar as empresas quanto as principais informações que devem ser encaminhadas anualmente aos órgãos ambientais e os prazos para envio destas informações, evitando multas e penalidades.

Leia +