04 de maio de 2023

Reunião Plenária do COPAGREM – Comitê da Cadeia Produtiva do Papel, Gráfica e Embalagem da FIESP

O Comitê da Cadeia Produtiva do Papel, Gráfica e Embalagem da Fiesp, que tem o Sindigraf-SP através do seu Vice Presidente Levi Ceregato como Diretor Titular, realizou  reunião plenária no último dia 27 de abril. Participaram também representando as  entidades: Abigraf Nacional o presidente Sidney Anversa, João Scortecci, presidente da Abigraf-SP, Fabio Gabriel, Vice-Presidente Abigraf-SP e Beatriz Bignardi, diretora administrativa.

O encontro contou com a participação do radialista  Milton Jung, jornalista da CBN e Leny Kyrillos, fonoaudióloga e comentarista na rádio CBN, os autores do livro, “Escute, expresse e fale! Domine a comunicação e seja um líder poderoso”, a obra traz contribuições para uma comunicação fluida e eficaz em todas as situações. Leny Kyrillos afirmou que as pessoas que se comunicam mal sofrem e praticam mais violência, por não conseguir se fazer entender e não compreender o ponto de vista alheio, o que gera conflitos. Abrir a mente para ouvir e entender o outro gera ambiente de aprendizagem e compreensão. “Somos pessoas diferentes, com valores e experiências diferentes, e isso é bom. Por isso as boas empresas contratam pessoas com idade e gêneros diferentes”, completou.

Reindustrialização do país e educação também foram assuntos do encontro, com presença do presidente do Ciesp, Rafael Cervone, que falou sobre “Pessoas, indústria e educação”. Cervone, classificou os recursos humanos como o maior patrimônio de qualquer empresa, “Não podemos apenas defender a indústria, mas também as pessoas que transformam o Brasil e fazem a diferença”.

Durante a reunião, Paulo Hartung, presidente da Ibá ministrou a palestra “Momento Econômico e Político do Brasil”, onde falou sobre os desafios que se apresentam hoje em escala global, como as mudanças climáticas, conflitos entre potências mundiais, invasão da Ucrânia pela Rússia e a retomada pós-pandemia, mas que podem representar oportunidades ao país.

“O mundo está virado. Vivíamos uma integração global extraordinária, as coisas eram produzidas com menor custo, havia um desenvolvimento acelerado e baixa inflação. Essa fase está superada. Tais fatos interromperam um ciclo de prosperidade e cabe a nós, planetários, reconstruir o processo de globalização frente ao grande desafio que está hoje em nossa mesa”, diz Hartung.

Para o Brasil, segundo o executivo, esse cenário significa uma oportunidade para o Brasil. A agricultura e o setor de árvores são ótimos exemplos. “Nós podemos ter protagonismo nessa economia do futuro. Temos 80 milhões de hectares de terras degradadas que podemos converter para produção de grãos ou fibras. Não precisamos derrubar nenhuma floresta nativa para produzir mais. Nesse mundo virado, temos a baita oportunidade de assumir a dianteira como potência verde mundial.”

Hartung destacou que para concretizar tais oportunidades, a sociedade civil precisa tomar a dianteira. “Tem uma coisa nova no Brasil nesses últimos tempos. A sociedade civil está indo pra pista e pedindo passagem. Se nos organizarmos, entrarmos firmes no debate nacional, vamos transformar esse imenso potencial em realidade para os brasileiros”, finalizou o presidente da Ibá.

Fabio Mortara, CEO da Two Sides, apresentou como item da pauta e com uma destacada riqueza de detalhes, todo o trabalho feito para valorização do Papel e da Comunicação Impressa, e como toda a cadeia pode contribuir mais e mais, para que essa iniciativa tão respeitada em nosso setor, ganhe cada vez mais amplitude.

O próximo encontro está agendado para 25 de maio de 2023.