Em um esforço conjunto entre a Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Rio Pardo/SP, Gráfica Viena, Projeto Primavera, Projeto Livros para Todos e ABIGRAF – Associação Brasileira da Indústria Gráfica, Regional São Paulo, foi desenvolvido em parceria institucional, sem fins lucrativos, o projeto “Casa de Livros”.
O projeto é simples e funcional e prevê a instalação de mini bibliotecas, capazes de abrigar livros de qualidade e de diversos gêneros literários, que podem ser retirados ou trocados – gratuitamente – por qualquer leitor. Os livros têm origem em doações de exemplares feitas pelos Projetos Primavera e Livros para Todos, bem como exemplares excedentes da produção industrial da Viena Gráfica, conforme previsto em seu termo de aceite. As regras para utilização do dispositivo funcionam assim: Coloque na “casinha” um livro que você queira doar, preferencialmente de literatura, e leve um outro, do seu interesse. Recomendamos a todos manter a “Casa de Livros” sempre limpa, organizada e funcional. A estrutura física da “Casa de Livros”, está sendo custeada pela Gráfica Viena e Projeto Primavera, cabendo à Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Rio Pardo, indicar os locais para instalação do dispositivo de fixação e sustentação. A Casa de Livros conta, ainda, com o apoio do Projeto Livros para Todos, com sede em São Paulo, que angaria e recolhe doações de todo o Brasil.
O papel da ABIGRAF/SP é sensibilizar o setor para que o projeto possa ser replicado em outros municípios do Estado de São Paulo. O objetivo deste projeto é fomentar o hábito da leitura. A casa de livros é uma mini “biblioteca” que consegue estar muito próxima à comunidade, de uma forma envolvente e participativa. A primeira “Casa de Livros” foi instalada na Praça Expedicionários, em Santa Cruz do Rio Pardo/SP, de forma experimental, para avaliação das condições de armazenamento e proteção do acervo. Visite! Foi desenvolvido e fixado na estrutura da Casa de Livros, um QRcode, de acesso a um formulário, para que os usuários possam solicitar manutenção (quando necessário), deixar suas percepções através de comentários, reclamações e elogios.
O sucesso e a continuidade do projeto “Casa de Livros” depende do trabalho coletivo e comunitário. A ideia da parceria institucional, com a gestão da Gráfica Viena e apoio da Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Rio Pardo é instalar “dezenas” de mini bibliotecas no município e região. Gostou da ideia? Junte-se a nós! “Um país se faz com homens e livros.” (Monteiro Lobato).