Nos dias 10 e 11 de setembro aconteceu na sede da Abigraf, em São Paulo, mais uma edição do Print Paper, evento focado em apresentar, debater e enriquecer ideias acerca do uso criativo e diferenciado do papel para diversos tipos de aplicações.
Além de interagir com os patrocinadores Blendpaper, Fedrigoni Special Papers, Sylvamo e Fespa Brasil/Expo Print Latin America em uma área dedicada ao networking, os participantes também puderam trocar experiências e se atualizar por meio da apresentação de especialistas convidados para uma rica programação.
No primeiro dia (10/09), as palestras trouxeram conteúdos como Inteligência Artificial e seus impactos no mercado de embalagens e rótulos com Aislan Baer (CEO da Projeto Pack Associados); o uso diferenciado do papel no mercado editorial para produção de livros de luxo com Marcia Blanco (diretora comercial da Ipsis Gráfica e Editora); as inovações que indicam o papel como tendência de substrato para as embalagens do futuro, com Renato Larocca (diretor da Side); e as novas ações socioeducacionais da ExpoPrint Latin America e Fespa Brasil com Alexandre Keese (diretor da APS Feiras e Eventos).
O dia 11/09, a programação foi aberta por Andrea Martinelli, editora-chefe da Capricho, que falou sobre a importância e uso do produto impresso para metrificação de relevância; na sequência, Rodrigo Pereira e Vinicius Freitas, da Label Color, destacaram as aplicações do autoadesivo e valorização do produto impresso.
Na fase final do evento, representantes das empresas patrocinadoras falaram sobre temas relacionados ao papel no painel “Conexão Papel”. Patrícia Almeida, executiva de projetos da Blendpaper, ministrou o tema “Tendências de fibras alternativas nos papéis especiais”; em seguida, Sonia Rodrigues, área manager Latam da Fedrigoni Special Papers, ministrou a apresentação “Sustentabilidade e transição: do plástico ao papel”; encerrando, Izabela Tumoli, responsável pelo Marketing de Produtos P&C da Sylvamo, falou sobre o tema “Papel: uma escolha sustentável”.

