Portal da Indústria Gráfica Paulista. Juntos somos mais fortes!

06 de junho de 2023

Natura vai substituir plástico das embalagens por papel de florestas plantadas da Suzano

A multinacional de higiene e cosmética Natura tem a expectativa de tornar o material de todas as suas embalagens 100% reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis até o final da década.  Para isso, deu início a um projeto para eliminar o plástico de uso único de todas as amostras de perfumaria. Agora, as embalagens serão gradualmente feitas de papel de fontes renováveis e oriundo de florestas plantadas e certificadas. O processo está sendo realizado em parceria com a Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto.

Parceria evitará o descarte de mais de 83 toneladas de plástico

Os flaconetes, que hoje são de plástico virgem, também passarão a ser de plástico 100% reciclado. Com esse movimento, todos os anos, cerca de 83 toneladas de plástico de uso único deixarão de ser descartadas no meio ambiente e, consequentemente, no principal destino desses resíduos: os ecossistemas marinhos.

Atualmente, 81% da matéria-prima de embalagens da marca já é reutilizável, reciclável ou compostável. O objetivo é chegar a 100% até o final da década e migrar de modelos de uso único para os de reuso e usar matérias-primas de fontes renováveis, como o papel.

Com uma presença consolidada no Espírito Santo e plantas industriais em Aracruz e Cachoeiro de Itapemirim, a Suzano entra no projeto para auxiliar a Natura no processo de substituição do uso de plásticos por produtos de origem renovável.

“Para atender à crescente demanda da sociedade por um futuro mais sustentável, é fundamental unir forças com parceiros que caminham na mesma direção e com valores semelhantes”, explicou Fabio Almeida, diretor executivo de Papel e Embalagens da Suzano.

E complementou: “Ficamos felizes em estar com a Natura em uma iniciativa que contribui para reforçar o nosso compromisso de oferecer, até 2030, 10 milhões de toneladas de produtos de origem renovável, desenvolvidos a partir da biomassa de eucalipto, para substituir plásticos e outros derivados do petróleo”, destacou.

O projeto começará pelas amostras das fragrâncias de Kaiak Vital, uma das linhas que tem uma forte relação com o mar e que, a partir de 2020, passou a atuar e chamar a atenção para a poluição das águas.

Encontrar soluções para o problema da poluição plástica é um desafio diário da multinacional

Segundo o estudo Breaking the Plastic Wave, publicado pela Fundação Ellen MacArthur, estima-se que, até 2040, o volume de plásticos no mercado deve dobrar, o volume anual de plásticos que entra no oceano quase triplicará (de 11 milhões de toneladas em 2016 para 29 milhões de toneladas em 2040) e a quantidade de plástico nos oceanos quadruplicará (atingindo mais de 600 milhões de toneladas) caso não sejam tomadas medidas urgentes.

Somente o Brasil é responsável por despejar 325 mil toneladas de lixo plástico por ano no mar. Diante desse cenário, a marca optou por encarar o problema e criar soluções para mudar essa realidade.

Atualmente, as embalagens das fragrâncias de Kaiak contém mais de 50% de plástico retirado do litoral, além de serem projetadas para terem 20% menos plástico e contam com até 30% de vidro reciclado. A meta da marca é reaproveitar, em um ano, 102 toneladas de plástico.

“Encontrar alternativas e soluções para o problema da poluição plástica é um desafio diário. Portanto, aumentar a quantidade de plástico reciclado nas embalagens, eliminar o plástico de uso único dos materiais e reduzir cada vez mais a geração de resíduos são metas constantes”, explicou Denise Coutinho, diretora de Marketing da Natura.

Fonte: Folha Vitória

https://www.folhavitoria.com.br/economia/agro-business/2023/06/03

 

Veja também

14 de fevereiro - Dia Internacional da Doação de Livros: participe de nossa campanha de arrecadação para o projeto “Livros para Todos”

A ABIGRAF iniciou mais uma etapa de arrecadação de livros destinados ao “Projeto Livros para Todos”, uma iniciativa criada por profissionais do livro, com parceria da associação, como forma de incentivar voluntariamente a leitura e destacar a importância dos livros para a educação e a formação da cidadania.

Leia +

ABIGRAF de portas abertas: Recebe diretoria e time comercial da Gráfica Santa Marta

Durante o último dia 13 de fevereiro a sede da ABIGRAF, no Bairro do Paraíso em São Paulo (SP), recebeu e equipe de vendas da Gráfica Santa Marta para um evento de imersão comercial.

Leia +

Atualize-se! Participe do workshop Inteligência Artificial na Indústria de Impressão

No dia 26 de fevereiro, das 9h às 12h30, a ABIGRAF Nacional, ABIGRAF Regional São Paulo, SINDIGRAF-SP, ABITEC e ABICOMV realizarão o workshop Inteligência Artificial na Indústria de Impressão.

Leia +