Ontem, dia 22/05, a Blendpaper, com apoio da Abigraf Regional São Paulo, realizou o evento “Mercado de papéis coloridos e seus diferenciais“.
A programação contou com a participação de especialistas do setor para debater como os papéis especiais impulsionam a diferenciação no setor gráfico.
Abrindo os painéis, Gustavo Silva, gerente comercial da Blendpaper, deu as boas-vindas aos participantes e destacou a importância dos papéis especiais como ferramentas de diferenciação dos produtos gráficos.
Na primeira palestra, André Liberato, analista de produtos da Gomaq Soluções, abordou o tema “Pontos positivos da impressão em papéis especiais e as oportunidades gráficas“, enfatizando que empresas gráficas que não inovarem e continuarem a imprimir apenas em papel branco, inevitavelmente, ficarão para trás. Nesse quesito, os papéis especiais, com suas cores, gramaturas e texturas, são ferramentas disruptivas fundamentais.
Na sequência, Fernanda D’Angelo, diretora da Forma Pack, ministrou a apresentação “Como os papéis especiais coloridos, texturizados e metalizados podem enobrecer o projeto gráfico“, reforçando a função do papel especial de não ser apenas um substrato para a impressão, mas de se converter em uma ferramenta de expressão e comunicação para marcas e produtos, com a missão de atrair a atenção dos consumidores.
Já Vinicius Axhcar, da Nobelpack, trouxe o tema “A influência positiva dos papéis especiais no mercado gráfico e os seus diferenciais“, enfatizando que a junção entre papéis especiais texturizados e a impressão possibilita às marcas e produtos novas abordagens diante do consumidor, proporcionando uma experiência que não se limita a vender, mas também a “contar histórias”.
Encerrando, Gustavo Silva falou sobre “A evolução dos papéis especiais no Brasil: uma análise estratégica da indústria papeleira“. Para o gerente da Blendpaper, fabricantes de papéis devem estar atentos às necessidades dos consumidores e do mercado gráfico, que passam pelo uso de processos sustentáveis, fibras recicladas, texturas marcantes e cores que permitam inovar no trabalho gráfico final.
Traçando uma linha do tempo abordando os últimos 30 anos da história dos papéis especiais, Gustavo destacou os principais fatos e inovações ligados a essa indústria e a evolução de suas aplicações.
Também destacou os desenvolvimentos mais recentes da Blendpaper, como, por exemplo, um papel 100% algodão e papéis especiais coloridos sem calandra, processo que permite a manutenção da textura aparente e atende à demanda do mercado atual.
“O painel que ministramos na Abigraf teve como objetivo apresentar o panorama do mercado de impressão e escrita com foco no papel especial, e também mostrar o que as gráficas estão fazendo nesse sentido, ilustrando a mudança no ponto de vista dos gráficos e as novidades que estão sendo produzidas com um olhar dedicado às expectativas dos end users”, disse. “Com isso, queremos aproximar a indústria gráfica da Blendpaper com o objetivo de viabilizarmos o desenvolvimento de novos projetos, para que tenhamos um crescimento no uso de insumos, texturas e cores diferentes, e, assim, cheguemos à criação de projetos diferenciados e a uma nova forma de enxergar a interação entre impressão e substratos especiais”, concluiu Gustavo.