No último dia 4 de dezembro, João Scortecci foi empossado para seu segundo mandato à frente da Abigraf Regional São Paulo. A cerimônia aconteceu na sede da Fiesp, na Avenida Paulista.
Scortecci foi reeleito para o triênio 2026-28, tendo como primeiro vice-presidente Fabio Gabriel e segundo vice-presidente Levi Ceregato.
Como novidade, o segundo mandato de Scortecci na Abigraf-SP apresentou grande renovação na Diretoria Executiva, inclusive, com crescimento da participação feminina, bem como uma diversidade maior dos segmentos representados, corroborando a vocação da entidade em ser a casa de toda a indústria de impressão.
Scortecci também empossou a diretora administrativa Fernanda Casquel; a diretora administrativa adjunta Beatriz Duckur Bignardi; o diretor financeiro Ricardo Sutto; e o diretor financeiro adjunto Flavio Medeiros.
Entre os diretores executivos, foram empossados Juliana Martins Maia dos Santos, Camila Ferreira Serrano Gomes, Jessica Nitoli, Jorge Tadei, Giorgio D’Angelo, Reginaldo Damasceno, Wellington Rehder, Danilo Gonçalves e Rodrigo Margonari.
Para o Conselho Fiscal, tomaram posse Flávio Marques Ferreira, Carlos Jacomine e Felipe Salles Ferreira, tendo como suplentes Juliana Gonçalves, Sidney Anversa Victor, e Valdomiro Luiz Paffaro. Elcio de Sousa ocupará o cargo de diretor técnico e Davidson Guilherme Tomé, o de diretor institucional.
Por fim, foram empossados os vice-presidentes das Seccionais de Bauru (Aguinaldo Carlos Dias) e Ribeirão Preto (Fábio Cuter dos Santos).
Além da cerimônia de posse, o evento contou com uma apresentação de João Cândido Portinari, filho do pintor Cândido Portinari, que falou sobre a impressão nas obras de seu pai.
“Agradeço o apoio e a colaboração de todos que estiveram na nossa primeira gestão à frente da entidade, tanto internamente quanto por parte de empresários gráficos que caminharam conosco nestes três últimos anos”, disse Scortecci. “E, como alguém que construiu toda sua trajetória profissional em meio a livros, não poderia deixar de salientar a importância de todo o Sistema Abigraf no apoio a projetos que visem levar educação, formação e cidadania àqueles que não têm acesso por meio de projetos que incentivem a leitura e o conhecimento. Acredito no impresso como uma ferramenta preciosa e insubstituível.”
Carreira na indústria gráfica e literária
Com 50 anos de trajetória no segmento literário, gráfico e editorial, João Scortecci é diretor-presidente do Grupo Scortecci. Foi Conselheiro de Humanidades da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC) – Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, de 1997 a 2006. Também foi diretor da União Brasileira de Escritores em três gestões, da ANL – Associação Nacional de Livrarias e diretor adjunto e três vezes vice-presidente da Câmara Brasileira do Livro. Atualmente, é membro do Conselho Eleito da CBL – Câmara Brasileira do Livro, do Conselho Técnico-Editorial do SNEL – Sindicato Nacional dos Editores de Livros, Diretor da ABDR – Associação Brasileira de Direitos Reprográficos, Curador do Prêmio de Excelência Gráfica Luiz Metzler, Executivo do Projeto Livros para Todos e blogueiro nos endereços da Internet: Blitz Literária, Livros & Autores e Portal Amigos do Livro.
Em parceria com a Abigraf, coordena o Projeto Livros para Todos, que atua na arrecadação de livros de literatura para bibliotecas públicas e comunitárias. Em sua primeira gestão na Abigraf/SP, Scortecci trabalhou em prol da expansão dos projetos socioeducacionais, bem como de uma maior proximidade com as entidades do mercado e as gráficas paulistas. Atualmente, São Paulo conta com o maior parque gráfico do Brasil, com mais de 7 mil empresas (27,4% do total nacional), gerando mais de 77 mil empregos diretos.
Em seu mandato, a Abigraf-SP também esteve ao lado da Abigraf Nacional e do Sindigraf-SP em pautas importantes junto à Fiesp – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, e na participação de feiras e eventos representativos para o setor realizados no estado, como a ExpoPrint Latin America, Fespa Brasil, Flexo & Labels, FuturePrint, Escolar Office Brasil e a Bienal Internacional do Livro de São Paulo.

