A Fiesp apurou que a indústria paulista avalia melhora da produção, mas piora de vendas, custos e de todos os investimentos (máquinas e equipamentos, P&D, Indústria 4.0 e capacidade instalada) no 3º tri/25.
Entre os resultados por segmentos, que não são ponderados por porte, fica evidente a piora na maior parcela dos dados levantados para o 3º trimestre/25 em comparação ao trimestre anterior.
O destaque positivo entre os agregados setoriais ficou a cargo de Veículos e Outros Equipamentos de Transporte, que sinalizam expectativa de melhora na produção, vendas e investimentos em capacidade instalada para o 3º trimestre/25 e de melhora adicional nos investimentos em P&D, Indústria 4.0 e capacidade instalada no 4º trimestre/25. No sentido contrário, o destaque negativo é do segmento de Alimentos e Bebidas, que não sinaliza melhora em nenhum dos dados levantados, apresentando os resultados mais baixos tanto na avaliação do 3º trimestre/25 quanto nas expectativas para o trimestre seguinte.
De maneira geral, o levantamento da Fiesp aponta projeção de melhora da produção, das vendas e dos investimentos em capacidade instalada, e queda dos demais indicadores para o quarto trimestre de 2025. Entre os resultados por segmentos, empresários de 8 dos 12 segmentos têm expectativa de que os investimentos em capacidade instalada estarão melhores no 4º trimestre/25, em comparação ao 3º trimestre/25.
Entre as palavras mais citadas nas perguntas abertas sobre as percepções do 3º trimestre/25 e as expectativas para o 4º trimestre/25, destacam-se os desafios associados à taxa de juros elevada, aos custos crescentes e às incertezas do mercado. Termos como “governo”, “juros”, “mercado” e “investimentos” foram os mais relatados. Vale o destaque para o aparecimento de palavras como “EUA”, “tarifaço” e “insegurança”, se referindo às inseguranças relacionadas a esse tema.
Para conferir a publicação completa, acesse: https://www.fiesp.com.br/file-20250904130208-fiesp-book-2025-3-trimestre/
Fonte: FIESP

