Portal da Indústria Gráfica Paulista. Juntos somos mais fortes!

19 de agosto de 2022

INDÚSTRIA GRÁFICA PEDE O RESTABELECIMENTO DO DECRETO PARA QUE SEJAM MANTIDAS AS REDUÇÕES DAS ALÍQUOTAS DO IPI

A Associação Brasileira da Indústria Gráfica – Abigraf Nacional, que representa aproximadamente 17 mil indústrias gráficas, manifesta sua grande preocupação diante da decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, que suspendeu a redução das alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), estabelecida pelo Decreto Federal nº 11.158, de 29 de julho de 2022.

O decreto, agora suspenso, traz medida indispensável para alavancar a atividade industrial brasileira, trazendo fôlego diante do cenário de altos custos evidenciado nos últimos meses. Ainda, preserva a competitividade e sustentabilidade da produção regional da Zona Franca de Manaus que, além deste, mantém os outros benefícios fiscais que contribuem na sua atividade industrial.

Nossa entidade considera que, ao contrário da justificativa dada pelo Ministro, este Decreto em nada afronta a Constituição Federal, porquanto não modifica o regime de incentivos fiscais conferido à Zona Franca de Manaus.

A decisão liminar do Ministro Alexandre de Moraes provoca novamente um ambiente de incertezas quanto ao recolhimento do IPI, o que impacta diretamente a redução do preço dos produtos ao consumidor, adiciona graves dificuldades à retomada econômica, à redução da inflação e à geração de empregos.

A ABIGRAF, em prol da competitividade da indústria brasileira, pede publicamente uma solução imediata para o impasse criado com a citada liminar, por meio da sua revogação ou da sua derrubada pelo plenário do Supremo Tribunal Federal.

Veja também

Sindigraf-SP participa de encontro na Fiesp para debate de causas importantes para o setor gráfico

O Sindigraf-SP, representado pelo presidente Ricardo Coube, participou de uma produtiva reunião com a Fiesp, presidida por Paulo Skaf.

Leia +

Ingressos para a noite de premiação do 7º Prêmio Paulista de Excelência Gráfica já estão à venda!

Você já pode garantir sua participação na noite de gala da indústria de impressão de São Paulo! Os ingressos para a cerimônia de premiação do 7º Prêmio Paulista de Excelência Gráfica Luiz Metzler já estão à venda

Leia +

Desafios para o crescimento industrial é tema da Reunião Plenária do Copagrem

No dia 10 de junho, quarta-feira, aconteceu mais uma Reunião Plenária do Copagrem (Comitê da Cadeia Produtiva da Indústria de Papel, Gráfica e Embalagem) na sede da Fiesp, em São Paulo.

Leia +