Portal da Indústria Gráfica Paulista. Juntos somos mais fortes!

04 de maio de 2023

Ibema já arrecadou 160 toneladas de resíduos com projeto de reciclagem

Inaugurado no segundo semestre de 2022, o contêiner do projeto Estação Preço de Fábrica Recicla Embu instalado em frente à sede da Ibema em Embu das Artes, na Grande São Paulo, já está dando bons resultados. O projeto recebe vidro, papelão, papel branco e papelcartão para reciclagem, o próprio contêiner é feito de material reciclável.

A iniciativa foi desenvolvida pela startup Green Mining em parceria com a Ibema e o Grupo Boticário, além de contar com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, da Prefeitura de Embu das Artes, do Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo (CONISUD) e da Associação Comercial Industrial e Serviços de Embu das Artes (ACISE).

“Fomos pioneiros num projeto nesse sentido, já que a Ibema foi a primeira indústria de papelcartão a ter o contêiner dentro da fábrica para adquirir produtos para reciclagem. A iniciativa também reforça nosso compromisso com a sustentabilidade e com a própria sociedade. Além de preservar o meio ambiente, queremos impulsionar a geração de renda por meio de ações de economia circular. Não à toa, nosso lema é ‘embalar o futuro”‘, comenta Patrícia Vieira, Compradora Sênior na Ibema.

Entre outubro de 2022 e fevereiro de 2023, o contêiner da fábrica de Embu das Artes recebeu 4,2 mil entregas. No total, foram cerca de 160 toneladas de materiais coletados: 57,7 toneladas de papelão, 5,7 toneladas de papel branco, 615 quilos de cartolina e 96 toneladas de vidro. O papelcartão que antes seria descartado de forma incorreta e poluiria o meio ambiente é reutilizado e transformado em novas embalagens. Um exemplo é o papel Ibema Ritagli, que possui 55% de sua mistura composta por fibras recicladas: sendo 35% vindas de pós-consumo e os 20% restantes de material pós-industrial, o que lhe garante o rótulo de opção mais sustentável do mercado.

Segundo o gerente de Marketing e Estratégia da Ibema, o diferencial que está sendo construído com o Ritagli é justamente ir ao encontro e anseios dos compromissos de ESG definidos pelas grandes indústrias.

Veja também

Afeigraf anuncia 6ª edição de seu Prêmio Literário

Estão abertas as inscrições para o 6º Prêmio Literário AFEIGRAF 2024. O Prêmio tem por objetivo prestigiar a literatura brasileira e descobrir novos talentos com a publicação em antologia dos trabalhos selecionados por uma comissão julgadora.

Leia +

Prêmio Paulista de Excelência Gráfica Luiz Metzler abre inscrições em 4 de março

A ABIGRAF Regional São Paulo, organizadora do Prêmio Paulista de Excelência Gráfica Luiz Metzler 2024, anunciou que a edição deste ano da premiação abrirá suas inscrições a partir de  4 de março. O prazo se encerra dia 29 de maio e podem concorrer peças gráficas produzidas em plantas localizadas no Estado de São Paulo impressas no período de 16 de março de 2023 a 15 de março de 2024.

Leia +

Sindigraf–SP realiza evento “Oportunidades de ouro para a indústria de impressão” no dia 27 de fevereiro

O Sindigraf- SP prossegue com as comemorações de seus 100 anos e realiza, no próximo dia 27 de fevereiro, das 9h às 12h, em sua sede na Rua do Paraíso, o evento “Sindigraf 100 anos: oportunidades de ouro para a indústria de impressão”.

Leia +