Nove meses separam o mercado da abertura de mais uma edição da Flexo & Labels Expo, que acontecerá de 26 a 29 de maio no Pavilhão 5 do Distrito Anhembi, em São Paulo.
Entre as diversas novidades que estão sendo prospectadas para a nova edição está o crescimento da participação do setor de embalagens flexíveis – que se une a outros segmentos tradicionais no evento, como flexografia, rótulos e etiquetas autoadesivas.
Segundo Marcia Romano, diretora da Flexo & Labels Expo 2026, a participação de empresas do setor de embalagens flexíveis segue uma tendência de mercado. “Os maiores eventos segmentados do mundo estão expandindo suas propostas para se adequarem à realidade do mercado de impressão. Hoje, assistimos a muitas gráficas migrarem ou expandirem seus negócios para o setor de conversão, que segue forte e aquecido”, pontua.
Além disso, segundo Marcia, o setor de embalagens flexíveis já possui ligação com outros mercados que são contemplados no evento. “As embalagens flexíveis são uma forte tendência devido à facilidade de transporte e disposição nos pontos de venda. Além disso, são extremamente versáteis, permitem o desenvolvimento de projetos diferenciados e, assim como os rótulos modernos, têm impacto direto na decisão de compra por parte do consumidor”, diz.
Outra novidade para a edição 2026 da feira é o aumento de 5 mil m2 de área, totalizando 17 mil m² de espaço de exposição. “Desde a primeira edição da Flexo & Labels Expo tivemos forte apoio tanto dos fabricantes quanto dos convertedores. Esse apoio cresce edição após edição e, para 2026, queremos superar todas as expectativas, tanto de número de expositores quanto de visitação”, salienta.
Sobre o setor
O setor de embalagens flexíveis abrange diversos tipos de embalagens, como sacos, bolsas, filmes e pouches, adaptando-se a diferentes formatos e necessidades. Podem ser encontradas em diversas aplicações, desde alimentos e bebidas até produtos farmacêuticos e cosméticos. A produção e o uso de embalagens flexíveis são geralmente mais econômicos do que as embalagens rígidas, e a indústria tem investido em soluções sustentáveis, como embalagens biodegradáveis e compostáveis.
Outro ponto de grande diferencial é a possibilidade de personalização devido ao grande crescimento tecnológico ligado ao setor. Isso é válido tanto para design quanto para formato.
Entre os setores mais impactados pelas embalagens flexíveis estão os de alimentos, higiene, cosméticos, saúde, farmacêutico, agropecuário, entre outros.
Fonte: Flexo & Labels