Portal da Indústria Gráfica Paulista. Juntos somos mais fortes!

04 de agosto de 2023

CBL reúne gráficos e livreiros em evento em Atibaia

Tendo como cenário o resort e hotel Tauá, em Atibaia (SP), gráficos e profissionais do ramo editorial de todo o país discutiram o presente e o futuro do livro no evento organizado pela CBL (Câmara Brasileira do Livro) cujo tema central foi “O livro que nos une”.

Com patrocínio da ABIGRAF-SP e do Sindigraf-SP, o encontro aconteceu de 2 a 4 de agosto e trouxe uma programação de palestras que contou com a participação de personalidades do setor como Wellington da Silva Rehder (Diretor da ABIGRAF-SP e da Viena Gráfica e Editora), Ronaldo Junior (Especialista em Produto Sheetfed da Heidelberg do Brasil), Sidnei Nastasi (Consultor de Vendas da Heidelberg do Brasil), Fabio Gabriel dos Santos (Vice-presidente da ABIGRAF-SP e Diretor da Leograf Gráfica e Editora)  e de João Scortecci (Presidente da ABIGRAF-SP e do Grupo Editorial Scortecci), que explanou sobre a Lei Cortez (que visa regulamentar o comércio varejista de livros).

Manifesto das Entidades do Livro contra a decisão do governo de São Paulo de não aderir ao Programa Nacional do Livro Didático (PNLD)

Editores, livreiros do Brasil reunidos nesta quarta-feira, 2, em Atibaia, São Paulo, no 2° Encontro de Editores, Livreiros, Distribuidores e Gráficos, manifestam profunda preocupação com a decisão anunciada pelo governo de São Paulo de excluir o estado do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Igualmente preocupados encontram-se os autores dos livros educativos.

O PNLD, referência de política pública exitosa por mais de oito décadas, é um instrumento de garantia de pluralidade, qualidade didático-pedagógica e de transparência.

A decisão, se mantida, afetará ao menos 1,4 milhão de alunos e mais de 100 mil professores do Ensino Fundamental II. São 10 milhões de livros a menos em 2024 que deixarão de chegar às mãos dos alunos paulistas.

Sair do PNLD significa abrir mão da diversidade de conteúdos e limitar a autonomia dos professores. Por outro lado, o uso de um conteúdo único, como proposto pelo governo, implica não considerar as múltiplas características de alunos e territórios.

Ao adotar apenas o conteúdo digital, existe um prejuízo no aprendizado, como demonstram estudos internacionais. Há também um grande risco de excluir grande parcela dos estudantes. Isto também oneraria os cofres públicos de São Paulo, além do orçamento, pois seria necessário a criação do material e também os equipamentos para acesso ao conteúdo digital.

A cadeia produtiva do livro lamenta a decisão da secretaria de Educação do estado de São Paulo. As perdas causadas pela ação, se não forem revertidas, serão irreparáveis.

Assinam o manifesto: ABDL, ABEU, Abrale, Abrelivros, ABIGRAF, ANL, CBL, IBA, LIBRE, SINDIGRAF, São Paulo, SNEL.

Veja também

Palestra responde às principais questões do processo de produção do livro

No dia 26 de março ocorreu, no Auditório da ABIGRAF-SP, a palestra “O negócio do livro: das responsabilidades e obrigações da gráfica”. Ministrada por João Scortecci, Presidente da ABIGRAF Regional São Paulo, a palestra procurou responder algumas das principais dúvidas do processo de produção do livro, bem como apresentou várias “armadilhas” nas quais gráficos, editores, autores e demais envolvidos na cadeia de produção editorial podem estar sujeitos, incluindo aspetos legais, técnicos e de procedimentos.

Leia +

De 9 a 11 de abril, esclareça todas as suas dúvidas sobre fechamento de arquivos para PDF/X em mais este curso da ABITEC!

Há muitos anos o PDF se tornou o formato padrão para fechamento e envio de arquivos para impressão. Agora, você poderá expandir seu conhecimento sobre o Portable Document Format e descobrir os segredos para obter um processo de fechamento de arquivos sem erros no curso “Arte-finalização de arquivos para PDF/X”, com Ricardo Minoru.

Leia +

ABIGRAF-SP, SINDIGRAF-SP e Copagrem marcam presença no Fórum Econômico Brasil-França na FIESP

O Presidente da ABIGRAF-SP, João Scortecci, e o Vice Presidente do SINDIGRAF-SP e Diretor Titular do Copagrem (Comitê da Cadeia Produtiva do Papel, Gráfica e Embalagem), Levi Ceregato, estiveram presentes na manhã de quarta-feira, 27/06, ao evento na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, que recebeu o atual Presidente da França, Emmanuel Macron.

Leia +