19 de agosto de 2022

CARTÃO MATERIAL ESCOLAR PRECISA SER AMPLIADO PARA TODO O BRASIL

No dia a dia letivo, cadernos, lápis, canetas, borrachas e agendas, entre outros materiais escolares, são tão fundamentais quanto os livros didáticos e paradidáticos na hora da aprendizagem. O Programa Material Escolar, inovador projeto já implantado na cidade de São Paulo há dois anos, também vem ganhando espaço em outros municípios pelo país. E precisa avançar mais, de acordo com os participantes do painel “Programa Material Escolar — Potencialize as vendas da sua papelaria”, durante a Escolar Office Brasil, que aconteceu no início do mês, no Expo Center Norte.

O conceito do Programa Material Escolar, é disponibilizar recursos para aquisição de materiais escolares e uniformes diretamente para os pais de alunos, por meio de um cartão ou aplicativo de celular (APP) diretamente nas papelarias previamente cadastradas pela Secretaria de Educação.

Além de beneficiar os pais e estudantes, este Programa contribui com a indústria nacional que concorre fortemente com produtos fabricados no exterior nas licitações públicas.

Para João Scortecci, presidente da Associação Brasileira da Indústria Gráfica Regional do Estado de São Paulo – ABIGRAF-SP,este Programa traz vantagens para toda a cadeia econômica, especialmente para as papelarias. “Ele gera emprego no comércio local, garante o aumento da arrecadação de impostos, garante a qualidade dos produtos e evita atrasos na entrega dos materiais para os alunos”.

A boa educação pressupõe alunos motivados, que permaneçam na escola e, neste sentido, o material escolar deve ser entendido como parte do conjunto de estímulos que facilita essa inserção.