Portal da Indústria Gráfica Paulista. Juntos somos mais fortes!

01 de fevereiro de 2023

Bate-papo com João Scortecci

A Abigraf-SP abre o ano com um bate-papo com João Scortecci. Escritor, editor, gráfico e livreiro. Atual presidente da Associação Brasileira da Indústria Gráfica, regional São Paulo.  Na conversa, ele fala sobre os planos para sua gestão e faz um balanço dos últimos meses à frente da entidade.

Qual balanço você fez nesses últimos 6 meses como presidente em exercício da Abigraf-SP?

O ano de 2022 foi intenso. Eu diria: incrível. Muita coisa boa aconteceu na entidade, no setor e na indústria gráfica: os prêmios de excelência gráfica – Luiz Metzler e Fernando Pini, as feiras – Expoprint/Fespa, Future Print, Escolar e Bienal do Livro de São Paulo -, o encontro o “Livro que nos une”, histórico para o setor do livro, a reforma e modernização do prédio da entidade, a TV Abigraf, a Biblioteca Abigraf, com obras de referência sobre a indústria gráfica, o 23º Anuário da Indústria Gráfica e o Estudo Setorial da Indústria Gráfica.

Quais ações podemos esperar para sua gestão? Quais seus objetivos?

O nosso objetivo é fortalecer a indústria, em especial o setor gráfico, oferecendo assistência aos nossos associados, dando suporte, consultas, assessorias e prestando diversos serviços neste período de grande resiliência. Para isso compartilhamos experiências, contribuímos para a melhora do ambiente de negócios e respondemos às demandas do mercado por desenvolvimento tecnológico e inovação de produtos e serviços. Muitas novidades estão por vir.

Qual marca você espera deixar na história da indústria gráfica ao fim de seu mandato?

Hoje estou presidente da Abigraf-SP e no meu último mandato. Quando terminá-lo terei, então, contribuído 20 anos do meu esforço coletivo para a entidade.

Qual sua avaliação do setor neste momento?

O setor diminuiu e sofreu muito. A desindustrialização é uma realidade no Brasil e no mundo. Não podemos somente sobreviver e resistir, com bravura. Não somos super-heróis. Precisamos do lucro, do crescimento sustentável e da segurança jurídica. Tudo que não temos hoje, infelizmente.

Além de presidente da Abigraf-SP, você é editor e gráfico. Qual o futuro deste segmento?

Futuro é algo que depende – sempre – do trabalho de hoje. Eu acredito! Não podemos viver do passado e muito menos no passado.

Veja também

Afeigraf anuncia 6ª edição de seu Prêmio Literário

Estão abertas as inscrições para o 6º Prêmio Literário AFEIGRAF 2024. O Prêmio tem por objetivo prestigiar a literatura brasileira e descobrir novos talentos com a publicação em antologia dos trabalhos selecionados por uma comissão julgadora.

Leia +

Prêmio Paulista de Excelência Gráfica Luiz Metzler abre inscrições em 4 de março

A ABIGRAF Regional São Paulo, organizadora do Prêmio Paulista de Excelência Gráfica Luiz Metzler 2024, anunciou que a edição deste ano da premiação abrirá suas inscrições a partir de  4 de março. O prazo se encerra dia 29 de maio e podem concorrer peças gráficas produzidas em plantas localizadas no Estado de São Paulo impressas no período de 16 de março de 2023 a 15 de março de 2024.

Leia +

Sindigraf–SP realiza evento “Oportunidades de ouro para a indústria de impressão” no dia 27 de fevereiro

O Sindigraf- SP prossegue com as comemorações de seus 100 anos e realiza, no próximo dia 27 de fevereiro, das 9h às 12h, em sua sede na Rua do Paraíso, o evento “Sindigraf 100 anos: oportunidades de ouro para a indústria de impressão”.

Leia +