05 de junho de 2023

ABITEC anuncia curso de artefinalização de arquivos para impressão offset

A ABITEC (Divisão de Inovação e Tecnologia Gráfica da ABIGRAF Nacional) anunciou seu novo curso para os dias 04, 05 e 06 de julho de 2023.

Com o tema Artefinalização de arquivos para impressão offset, o conteúdo será ministrado pelo consultor Ricardo Minoru e tem como objetivo apresentar e detalhar os sistemas de editoração eletrônica com foco na construção e geração de arquivos digitais de peças publicitárias, promocionais e produtos editoriais, de forma a eliminar os erros que ocorrem na fase de pré-impressão, apresentando dicas, erros comuns e truques para otimizar o processo de fechamento de arquivos, uso de fontes, imagens, vetores, realização de testes e provas, geração de arquivos PDF para impressão e muito mais!

O curso é indicado para funcionários de gráficas de departamentos de artefinalização e pré-impressão, designers gráficos, diagramadores, publicitários e profissionais de estúdios de criação que utilizem processo de impressão offset para tiragens comerciais e industriais.

Sobre o consultor

Ricardo Minoru é ex-professor do curso superior de Tecnologia Gráfica do Senai Theobaldo de Nigris, tem mais de 20 anos de experiência na indústria gráfica e editorial, com foco em pré-impressão e mídias eletrônicas. Além de ministrar treinamentos e consultorias técnicas para empresas, ele também é autor de mais de 80 livros técnicos na área de editoração eletrônica e artes gráficas.

Entre seus livros estão “Coleção InDesign CS e CC”, “eBooks – Arte-finalização para livros eletrônicos nos formatos ePub e Mobi” e “Arte-Finalização – Preparação e Fechamento de Arquivos PDF”. Também é beta tester de vários produtos, como InDesign, Acrobat e PitStop.