Portal da Indústria Gráfica Paulista. Juntos somos mais fortes!

18 de maio de 2023

A campanha #CirculeUmLivro que teve o objetivo de iniciativa a leitura e a economia circular, gerou bons frutos.

A campanha #CirculeUmLivro proporcionou a economia circular, resultando em obra de arte com livro do projeto. A ABIGRAF conversou com Giovanna Maria de Souza Silva, 24, formada em Artes Visuais, que desenvolveu a obra “Iluminuras do cotidiano na cidade”, usando como recurso o livro “O Mestre das Iluminuras”, encontrado na primeira edição (2022) da campanha #CirculeUmLivro, organizado pela Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), em parceria com a ABIGRAF-SP.

Giovanna é estudante do curso de colagem no Instituto Tomie Ohtake, ministrado por Renata Cruz, a aluna criou um trabalho com o livro doado em dos postos de troca da Estação Consolação no ano de 2022.  A obra desenvolvida desde o início do ano desperta sensações e a visão cotidiana por quem transita pela cidade de São Paulo. A aluna explica que deu continuidade ao livro e reescreveu uma história, incluindo elementos da natureza vistos pelo caminho.

“Os livros nos permitem explorar um novo mundo. Ações de troca de livros colaboram com acesso a novos conhecimentos e informações. O livro coletado na campanha #CirculeUmLivro me apresentou  uma nova história, me inspirou e foi essencial para a construção da minha obra. Eu gosto de unir mundos, materiais, lugares e pessoas. O metrô de São Paulo, o livro e a campanha me possibilitaram isso”, lembrou Giovanna.

A exposição da obra de arte da estudante foi prestigiada pelo presidente da ABIGRAF-SP, João Scortecci, e Mariana Polli, da área de Comunicação e Marketing do Ibá. O curso de Colagem do Instituto Tomie Ohtake também propõe produzir novos olhares para materiais que temos em casa, itens recicláveis como a caixa de remédio e de creme dental e, dessa forma, praticar a economia circular.

Veja também

Afeigraf anuncia 6ª edição de seu Prêmio Literário

Estão abertas as inscrições para o 6º Prêmio Literário AFEIGRAF 2024. O Prêmio tem por objetivo prestigiar a literatura brasileira e descobrir novos talentos com a publicação em antologia dos trabalhos selecionados por uma comissão julgadora.

Leia +

Prêmio Paulista de Excelência Gráfica Luiz Metzler abre inscrições em 4 de março

A ABIGRAF Regional São Paulo, organizadora do Prêmio Paulista de Excelência Gráfica Luiz Metzler 2024, anunciou que a edição deste ano da premiação abrirá suas inscrições a partir de  4 de março. O prazo se encerra dia 29 de maio e podem concorrer peças gráficas produzidas em plantas localizadas no Estado de São Paulo impressas no período de 16 de março de 2023 a 15 de março de 2024.

Leia +

Sindigraf–SP realiza evento “Oportunidades de ouro para a indústria de impressão” no dia 27 de fevereiro

O Sindigraf- SP prossegue com as comemorações de seus 100 anos e realiza, no próximo dia 27 de fevereiro, das 9h às 12h, em sua sede na Rua do Paraíso, o evento “Sindigraf 100 anos: oportunidades de ouro para a indústria de impressão”.

Leia +