18 de maio de 2023

A campanha #CirculeUmLivro que teve o objetivo de iniciativa a leitura e a economia circular, gerou bons frutos.

A campanha #CirculeUmLivro proporcionou a economia circular, resultando em obra de arte com livro do projeto. A ABIGRAF conversou com Giovanna Maria de Souza Silva, 24, formada em Artes Visuais, que desenvolveu a obra “Iluminuras do cotidiano na cidade”, usando como recurso o livro “O Mestre das Iluminuras”, encontrado na primeira edição (2022) da campanha #CirculeUmLivro, organizado pela Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), em parceria com a ABIGRAF-SP.

Giovanna é estudante do curso de colagem no Instituto Tomie Ohtake, ministrado por Renata Cruz, a aluna criou um trabalho com o livro doado em dos postos de troca da Estação Consolação no ano de 2022.  A obra desenvolvida desde o início do ano desperta sensações e a visão cotidiana por quem transita pela cidade de São Paulo. A aluna explica que deu continuidade ao livro e reescreveu uma história, incluindo elementos da natureza vistos pelo caminho.

“Os livros nos permitem explorar um novo mundo. Ações de troca de livros colaboram com acesso a novos conhecimentos e informações. O livro coletado na campanha #CirculeUmLivro me apresentou  uma nova história, me inspirou e foi essencial para a construção da minha obra. Eu gosto de unir mundos, materiais, lugares e pessoas. O metrô de São Paulo, o livro e a campanha me possibilitaram isso”, lembrou Giovanna.

A exposição da obra de arte da estudante foi prestigiada pelo presidente da ABIGRAF-SP, João Scortecci, e Mariana Polli, da área de Comunicação e Marketing do Ibá. O curso de Colagem do Instituto Tomie Ohtake também propõe produzir novos olhares para materiais que temos em casa, itens recicláveis como a caixa de remédio e de creme dental e, dessa forma, praticar a economia circular.