Portal da Indústria Gráfica Paulista. Juntos somos mais fortes!

Mercado Gráfico
05 de julho de 2023

Fedrigoni anuncia criação de Innovation Center em Verona

Local, com uma área ampla de 3.000 metros quadrados ao lado da sede, servirá como “casa da inovação” para papéis de qualidade e autoadesivos, focando na sustentabilidade, em pesquisa e desenvolvimento. Também abrigará o incubador de ideias

inovadoras FedLab, o Customer Experience Center e a Customer Academy.

Milão, 3 de julho de 2023 – Os desafios do amanhã podem ser superados por meio da inovação, hoje. Isso representa investimento em pesquisa e desenvolvimento, unindo os conhecimentos, alternando os pontos de vista de apostando nos processos de inovação aberta entre as empresas, para encontrar, juntos, ótimas soluções de desempenho elevado e sustentáveis que ainda não existem.

Tudo isso, e muito mais, poderá ser encontrado no novo Innovation Center que a Fedrigoni está construindo em uma grande área de 3.000 metros quadrados, ao lado da sede de Verona, e que estará funcionando completamente no primeiro trimestre de 2024. O investimento, que prevê uma quota de financiamento público através dos fundos do PNRR, permitirá centralizar, coordenar e otimizar funções até hoje repartidas pelo território italiano e europeu.

O Grupo Fedrigoni, um dos maiores operadores do mundo na produção de papéis especiais para a embalagem de luxo e outras soluções criativas, e de rótulos e materiais autoadesivos de qualidade superior, escolheu impulsionar o acelerador da pesquisa e desenvolvimento, apesar do contexto econômico dentre os mais incertos e complexos das últimas décadas, confirmando a própria liderança na inovação.

“Acreditamos que, sem uma melhoria contínua, não há futuro”, comentou Marco Nespolo, diretor executivo do Grupo Fedrigoni. “E essa melhoria, com certeza, passa pela P&D, pela troca de experiências e pela colaboração entre diferentes competências, para ter um olhar mais amplo possível e aproveitar todas as oportunidade: um exemplo é a colaboração contínua e a cocriação entre nós, nossos clientes e alguns fornecedores estratégicos, uma verdadeira receita vencedora.”

“O Innovation Center”, continua Nespolo, “pretende ser a casa da inovação para o mundo dos papéis especiais para a embalagem e a comunicação criativa, dos rótulos e dos autoadesivos de qualidade, um local físico no qual unir os melhores talentos, dentro e fora da Fedrigoni, e as soluções tecnológicas mais avançadas para desenvolver projetos específicos, produtos e aplicações que auxiliam os clientes na transição ecológica. Alguns exemplos são os sensores RFID para papéis inteligentes, alternativas de papel duráveis ​​ao plástico, incluindo papéis resistentes a rasgos, à prova de graxa, resistentes à água e translúcidos. Esses papéis são feitos de fontes de fibras renováveis ​​e muitos deles são feitos de matérias-primas totalmente recicláveis. Os clientes também poderão participar de maneira mais eficaz do nosso processo criativo, graças a uma área dedicada na qual poderão conhecer profundamente o mundo Fedrigoni, vendo de perto os produtos e experimentando a realidade aumentada, além da possibilidade de produzir protótipos e soluções personalizadas. Este projeto ambicioso será aberto à colaboração com nossos fornecedores e parceiros estratégicos, com o objetivo de criar um impacto significativo em todo o ecossistema no qual atuamos”.

O Innovation Center será constituído por quatro áreas estritamente complementares entre si, que se tornará a realização prática de um conceito de inovação que deseja se ampliar para o lado externo, envolvendo também clientes e usuários. A primeira sediará a equipe de Pesquisa, Desenvolvimento e inovação do grupo, com laboratórios para as análises de novas matérias-primas, a partir das fibras recicladas e alternativas à celulose; máquinas modernas para testar e criar protótipos para tratamentos inovadores, minimizando o impacto ambiental; impressoras para fazer testes de impressão digital, dentre as quais a impressora HP Indigo 7K Digital Press da qual a Fedrigoni será o centro de competência para a Itália, em parceria com a HP Indigo; um depósito de amostras completamente automatizado, único no mundo inteiro, que irá coletar mais de 8.000 exemplos de papéis especiais. A segunda – polifuncional e modulável – será dedicada ao FedLab, o incubador-acelerador de novas ideias para serem transformadas em produtos, serviços ou processos altamente sustentáveis, até mesmo através de um ecossistema de excelências, parceria e colaborações já existentes com Universidades e Centros de pesquisa italianos e estrangeiros como os Ateneus de Milão, Nápoles e Pisa, a International Paper Engineering School de Grenoble Inp-Pagora e o Pulp and Paper Research & Technical Centre (CTP), empresas e startup que poderão trabalhar juntas em espaços de co-working.

A terceira área sediará o Customer Experience Center, no qual, por meio da exposição de produtos reais e virtuais, por meio de telas e mesas “touch”, a Fedrigoni oferecerá diferentes percursos interativos e imersivos experimentais, satisfazendo as exigências de todos os visitantes – das marcas aos investidores, dos designers gráficos aos impressores e conversores, das instituições aos estudantes de gráfica e comunicação, às escolas em viagem de instrução -, os quais poderão até projetar  e configurar em tempo real um produto personalizado. Através de um sistema de crowdsourcing, quem quiser poderá contribuir também com as próprias ideias e intuições para o desenvolvimento de novas soluções.

Enfim, a quarta área abrigará a Customer Academy, um centro de aprendizagem e formação para toda a comunidade Fedrigoni – colegas, clientes, parceiros, estudantes universitários – que tem como objetivo se tornar um ponto de referência para todo o mundo dos papéis especiais e dos materiais autoadesivos, no qual será possível participar de eventos, compartilhar competências e capacidades, intensificar a colaboração para um crescimento sustentável.

Fedrigoni

Criada em 1888, a Fedrigoni hoje significa excelência no mundo das etiquetas e materiais autoadesivos e dos papéis de elevado valor acrescentado para a embalagem de luxo e outras soluções criativas. Com mais de 5.000 funcionários em 28 países e 25.000 produtos, o Grupo vende e distribui em 132 Países e, também graças às recentes aquisições, conquistou as posições de primeiro player mundial no setor dos rótulos para vinhos e dos papéis especiais para a embalagem de luxo, segundo no setor dos papéis para arte e desenho e terceiro no setor dos materiais autoadesivos de qualidade superior. Fazem parte da divisão Paper o Grupo Cordenons, a histórica marca Fabricano, Éclose (novembro de 2022), Guarro Casas (outubro de 2022) e Papeterie Zuber Rieder (dezembro 2022), e da divisão Self-Adhesives, Arconvert, Manter, Ritrama (fevereiro de 2020), IP Venus (dezembro de 2020), Acucote e Rimark (junho de 2021), Divipa (fevereiro 2022), Tageos (abril de 2022), Unifol (julho de 2022). Também faz parte do Grupo o distribuir americano GPA.

Para maiores informações: www.fedrigoni.com

Veja também

Mercado Gráfico

Print Paper acontecerá nos dias 29 e 30 de outubro no Auditório da ABIGRAF

Leia +
Cursos

4ª edição do Print Summit trará como tema “O poder da impressão no mundo digital”

Leia +
Mercado Gráfico

Sindigraf-SP recebe Salva de Prata, honraria máxima da Câmara Municipal de São Paulo

Leia +