De 12 a 22 de junho, o Rio de Janeiro converteu-se na Capital Mundial do Livro, título concedido pela Unesco e que coloca da cidade como a primeira a receber essa homenagem em um país cujo idioma oficial é o Português.
Tendo a Bienal Internacional do Livro como ponto alto, o Rio também foi palco de diferentes ações ligadas ao livro, leitura e ao mercado livreiro, com ativa participação da Abigraf.
No dia 12 de junho, João Scortecci (presidente da Abigraf-SP), Fabio Gabriel (vice-presidente da entidade) e Rogério Camilo (gerente executivo) participaram de dois eventos que aconteceram concomitantemente no Lagune Barra Hotel, na capital fluminense: a 33ª Convenção Nacional de Livrarias, organizada pela ANL (Associação Nacional de Livrarias), e a 2ª edição do Rio International Publishers Summit, realizado pelo SNEL (Sindicato Nacional dos Editores de Livros).
Tendo como tema central “O Ecossistema do Livro” com foco na interdependência entre os diversos setores da cadeia livreira, a Convenção Nacional de Livrarias tratou de vários assuntos ligados ao mercado do livro e seus desafios, como a lei que estipula um preço fixo (com variação de até 10%) do preço de capa pelo prazo de um ano de seu lançamento, a exemplo do que já ocorre com o mercado editorial francês.
Já no Rio International Publishers Summit foram tratados de temas como o poder do livro e da leitura, o futuro do livro, tendências e desafios do mercado editorial, a Inteligência Artificial e suas oportunidades, desafios e aspectos legais.
O dia foi encerrado com um coquetel oferecido pela Sylvamo Papéis.
No dia 13 de junho, a Abigraf marcou presença na abertura da Bienal Internacional do Livro, no Rio Centro. A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades como o Prefeito da cidade, Eduardo Paes.
Os executivos da associação visitaram vários stands de editoras e gráficas, conferindo de perto as atrações e novidades da edição 2025 do evento, marcada pelo conceito de “Book Park” e que traz diversas atrações e painéis com autores e personalidades do universo literário nacional e internacional.

