Portal da Indústria Gráfica Paulista. Juntos somos mais fortes!

08 de maio de 2025

Encontro do Copagrem na Fiesp analisa impactos das mudanças na NR 1 na indústria

Os impactos das mudanças na NR 1, que determinam a inclusão de riscos psicossociais no Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) das empresas, foram o mote da reunião do Comitê da Cadeia Produtiva do Papel, Gráfica e Embalagem (Copagrem) da Fiesp.

O encontro foi coordenado pelo presidente do comitê, Dr. Levi Ceregato, e contou com apresentações de Flávio Unes, diretor titular do Departamento Jurídico (Dejur) da Fiesp, e Luiz Antonio Chiummo, engenheiro de segurança da Gerência Jurídica Corporativa (GJC) da Fiesp.

Entendendo a NR 1 – Prevista inicialmente para entrar em vigor no próximo dia 26 de maio, a implementação da norma deve ser adiada para 2026. A decisão do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) ainda precisa ser publicada no Diário Oficial e atende a pedidos de entidades empresariais que precisam de mais tempo para entender e se adaptar às mudanças.

Na abertura da reunião, Ceregato falou do excesso de normas existentes e ressaltou o esforço do Dejur para interpretar as medidas. “Temos 35 NRs hoje que devem ser cumpridas. Respeitamos e devemos respeitar sempre a classe laboral. Gosto de exercitar o otimismo, vai ser bom prorrogar por um ano”, frisou.

“Não é que não queremos análise do risco psicossocial, mas precisamos avaliar os impactos”, pontuou Flávio Unes, para quem é necessária análise aprofundada do ato normativo.

Enquanto espera-se que o governo detalhe melhor os critérios que devem ser observados com a mudança, Chiummo ressaltou que, em breve, o Sesi-SP colocará à disposição de todos uma ferramenta para avaliação dos riscos psicossociais relacionados ao trabalho. O material, segundo ele, é rico e bem didático.

“Além dessa ferramenta do Sesi, os empresários já podem adotar algumas sugestões como possíveis caminhos, tudo de forma voluntária, para a prevenção da saúde mental. Eles podem, por exemplo, criar programas de qualidade de vida, de incentivo à prática de esportes, de ginástica laboral, de alimentação saudável, e outras práticas para contribuir no controle de estresse”, finalizou.

Fonte: Portal da FIESP

Veja também

Sindigraf-SP participa de encontro na Fiesp para debate de causas importantes para o setor gráfico

O Sindigraf-SP, representado pelo presidente Ricardo Coube, participou de uma produtiva reunião com a Fiesp, presidida por Paulo Skaf.

Leia +

Ingressos para a noite de premiação do 7º Prêmio Paulista de Excelência Gráfica já estão à venda!

Você já pode garantir sua participação na noite de gala da indústria de impressão de São Paulo! Os ingressos para a cerimônia de premiação do 7º Prêmio Paulista de Excelência Gráfica Luiz Metzler já estão à venda

Leia +

Desafios para o crescimento industrial é tema da Reunião Plenária do Copagrem

No dia 10 de junho, quarta-feira, aconteceu mais uma Reunião Plenária do Copagrem (Comitê da Cadeia Produtiva da Indústria de Papel, Gráfica e Embalagem) na sede da Fiesp, em São Paulo.

Leia +