É inegável que os recentes desenvolvimentos tornaram as tecnologias de Inteligência Artificial (IA) ferramentas importantes em diversos setores, inclusive, na indústria gráfica. E essa importância certamente aumentará em curto prazo!
Capacitar-se para compreender e utilizar adequadamente a IA no setor foi o tema do workshop Inteligência Artificial na Indústria de Impressão, promovido pela ABIGRAF Regional São Paulo e SINDIGRAF-SP, com apoio da ABIGRAF Nacional, ABITEC e ABICOMV no último dia 26 de fevereiro.
Ministrado pela Doutora Sandra Rosalen, da Universidade Wuppertal (Alemanha), o evento lotou o Auditório da ABIGRAF em São Paulo, e mostrou a gráficos e gestores conceitos básicos fundamentais sobre a IA, seus termos, tendências e avanços, bem como aplicações práticas dentro do universo da impressão.
Indo além da automação, Rosalen apresentou ainda como a IA pode agregar eficiência tanto na gestão de empresas gráficas, como também na produção e na oferta de materiais impressos diferenciados.
“Este é nosso primeiro evento do ano e fico muito feliz de termos casa cheia”, salientou João Scortecci. “A Inteligência Artificial terá cada vez mais participação em todos os segmentos da indústria, de modo que esta oportunidade de aprendermos mais sobre essa ferramenta e como ela irá impactar em nossos negócios é muito importante.”
Além de Scortecci, representando a ABIGRAF estiveram presentes Fabio Gabriel, vice-presidente da ABIGRAF Regional São Paulo e diretor da ABITEC, e os diretores Fernanda Casquel, Ricardo Sutto, André Giannobile, Beatriz Bignardi e Flavio Medeiros.

