A Gonçalves Packaging começou 2025 com uma importante conquista: a empresa foi recertificada pela BRCGS Packaging, concedida pela certificadora DNV – Business Assurance Brasil, que garante que as embalagens de papel-cartão convertidas podem ter contato indireto com alimentos.
Essa recertificação se aplica ao contato indireto dos produtos com as embalagens de papel-cartão e é válida para as indústrias farmacêuticas, de alimentos, de cosméticos e de artigos de higiene pessoal.
Para a CEO da empresa, Juliana Gonçalves, tão ou mais importante que a recertificação, são os avanços resultantes do Programa de Cultura adotado nos últimos anos para preparar a Gonçalves Packaging. “Os resultados são visíveis e mostram que o projeto foi prontamente abraçado por toda a equipe, além de confirmar nossa preocupação com segurança, legalidade e qualidade dos produtos.”
Segundo ela, há quatro anos a Gonçalves Packaging investe no potencial humano de seus colaboradores como forma de atingir a excelência. “Desde o início do processo, há quatro anos, entendemos que o fator determinante para o sucesso seriam as pessoas. Portanto, a partir de treinamentos, palestras, dinâmicas e de um modelo de monitoramento entre as áreas, fortalecemos uma cultura entre os colaboradores, colocando cada um deles como protagonista na conquista de uma Certificação tão importante como a BRCGS Packaging”, ressalta.
“A recertificação em si já é uma grande conquista, mas fomos além e obtivemos a nota máxima, que é AA”, afirma Juliana Martins, da área de Gestão Integrada da Gonçalves Packaging. “Outro motivo de orgulho é que somente 31 empresas no Brasil têm essa certificação na área de embalagem, e a Gonçalves é uma delas. Na área de conversão de papel-cartão, estamos entre as quatro empresas do setor que apresentaram nota máxima em 2024.”
Os treinamentos específicos e todo o programa de conscientização dessa cultura fazem parte do dia a dia da Gonçalves Packaging. Como parte do processo, a empresa também conduz pesquisas periódicas para identificar o quanto essa cultura está refletida nos procedimentos e nas condutas dos colaboradores. As inspeções rotineiras entre os líderes e a equipe permanecem como uma forma de incentivar todas as áreas a interagirem e entenderem como seu setor pode impactar em setores correlatos.
Os clientes da Gonçalves, que já tinham se manifestado positivamente sobre a Certificação BRCGS Packaging em 2024, também aplaudiram a recertificação em 2025. Este reconhecimento está materializado em novos negócios, especialmente na área de alimentos. “Vemos um potencial enorme no fornecimento de embalagens secundárias de papel-cartão para contato indireto com alimentos”, celebra a CEO. E completa: “A recertificação é mais uma prova do nosso alinhamento com as necessidades do mercado e com a evolução contínua da indústria brasileira de conversão de embalagens de papel-cartão. Ao investirmos continuamente em melhorias de infraestrutura e mobilizarmos os colaboradores em prol de um objetivo comum, criamos um sentimento de pertencimento e estreitamos os laços com a gestão. Os colaboradores se envolvem mais com a empresa que se aproxima de novos mercados, reforçando seu compromisso com tecnologia de ponta, inovação e gestão moderna. Este engajamento transcende o operacional, passa pelo pessoal e resulta em crescimento para todos, como pessoas e como profissionais. Reafirmamos nossa posição como parceiro estratégico no fornecimento de embalagens com alto valor agregado.”