Portal da Indústria Gráfica Paulista. Juntos somos mais fortes!

04 de maio de 2023

Ibema já arrecadou 160 toneladas de resíduos com projeto de reciclagem

Inaugurado no segundo semestre de 2022, o contêiner do projeto Estação Preço de Fábrica Recicla Embu instalado em frente à sede da Ibema em Embu das Artes, na Grande São Paulo, já está dando bons resultados. O projeto recebe vidro, papelão, papel branco e papelcartão para reciclagem, o próprio contêiner é feito de material reciclável.

A iniciativa foi desenvolvida pela startup Green Mining em parceria com a Ibema e o Grupo Boticário, além de contar com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, da Prefeitura de Embu das Artes, do Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo (CONISUD) e da Associação Comercial Industrial e Serviços de Embu das Artes (ACISE).

“Fomos pioneiros num projeto nesse sentido, já que a Ibema foi a primeira indústria de papelcartão a ter o contêiner dentro da fábrica para adquirir produtos para reciclagem. A iniciativa também reforça nosso compromisso com a sustentabilidade e com a própria sociedade. Além de preservar o meio ambiente, queremos impulsionar a geração de renda por meio de ações de economia circular. Não à toa, nosso lema é ‘embalar o futuro”‘, comenta Patrícia Vieira, Compradora Sênior na Ibema.

Entre outubro de 2022 e fevereiro de 2023, o contêiner da fábrica de Embu das Artes recebeu 4,2 mil entregas. No total, foram cerca de 160 toneladas de materiais coletados: 57,7 toneladas de papelão, 5,7 toneladas de papel branco, 615 quilos de cartolina e 96 toneladas de vidro. O papelcartão que antes seria descartado de forma incorreta e poluiria o meio ambiente é reutilizado e transformado em novas embalagens. Um exemplo é o papel Ibema Ritagli, que possui 55% de sua mistura composta por fibras recicladas: sendo 35% vindas de pós-consumo e os 20% restantes de material pós-industrial, o que lhe garante o rótulo de opção mais sustentável do mercado.

Segundo o gerente de Marketing e Estratégia da Ibema, o diferencial que está sendo construído com o Ritagli é justamente ir ao encontro e anseios dos compromissos de ESG definidos pelas grandes indústrias.

Veja também

Sindigraf-SP participa de encontro na Fiesp para debate de causas importantes para o setor gráfico

O Sindigraf-SP, representado pelo presidente Ricardo Coube, participou de uma produtiva reunião com a Fiesp, presidida por Paulo Skaf.

Leia +

Ingressos para a noite de premiação do 7º Prêmio Paulista de Excelência Gráfica já estão à venda!

Você já pode garantir sua participação na noite de gala da indústria de impressão de São Paulo! Os ingressos para a cerimônia de premiação do 7º Prêmio Paulista de Excelência Gráfica Luiz Metzler já estão à venda

Leia +

Desafios para o crescimento industrial é tema da Reunião Plenária do Copagrem

No dia 10 de junho, quarta-feira, aconteceu mais uma Reunião Plenária do Copagrem (Comitê da Cadeia Produtiva da Indústria de Papel, Gráfica e Embalagem) na sede da Fiesp, em São Paulo.

Leia +