04 de maio de 2023

Ibema já arrecadou 160 toneladas de resíduos com projeto de reciclagem

Inaugurado no segundo semestre de 2022, o contêiner do projeto Estação Preço de Fábrica Recicla Embu instalado em frente à sede da Ibema em Embu das Artes, na Grande São Paulo, já está dando bons resultados. O projeto recebe vidro, papelão, papel branco e papelcartão para reciclagem, o próprio contêiner é feito de material reciclável.

A iniciativa foi desenvolvida pela startup Green Mining em parceria com a Ibema e o Grupo Boticário, além de contar com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, da Prefeitura de Embu das Artes, do Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo (CONISUD) e da Associação Comercial Industrial e Serviços de Embu das Artes (ACISE).

“Fomos pioneiros num projeto nesse sentido, já que a Ibema foi a primeira indústria de papelcartão a ter o contêiner dentro da fábrica para adquirir produtos para reciclagem. A iniciativa também reforça nosso compromisso com a sustentabilidade e com a própria sociedade. Além de preservar o meio ambiente, queremos impulsionar a geração de renda por meio de ações de economia circular. Não à toa, nosso lema é ‘embalar o futuro”‘, comenta Patrícia Vieira, Compradora Sênior na Ibema.

Entre outubro de 2022 e fevereiro de 2023, o contêiner da fábrica de Embu das Artes recebeu 4,2 mil entregas. No total, foram cerca de 160 toneladas de materiais coletados: 57,7 toneladas de papelão, 5,7 toneladas de papel branco, 615 quilos de cartolina e 96 toneladas de vidro. O papelcartão que antes seria descartado de forma incorreta e poluiria o meio ambiente é reutilizado e transformado em novas embalagens. Um exemplo é o papel Ibema Ritagli, que possui 55% de sua mistura composta por fibras recicladas: sendo 35% vindas de pós-consumo e os 20% restantes de material pós-industrial, o que lhe garante o rótulo de opção mais sustentável do mercado.

Segundo o gerente de Marketing e Estratégia da Ibema, o diferencial que está sendo construído com o Ritagli é justamente ir ao encontro e anseios dos compromissos de ESG definidos pelas grandes indústrias.