Portal da Indústria Gráfica Paulista. Juntos somos mais fortes!

29 de setembro de 2022

BNDES cria Fundo Garantidor para Micro, Pequena e Média

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) lançou no dia 31 de agosto, o Fundo de Garantia de Créditos para Eficiência Energética (FGEnergia). O intuito é incentivar a implementação de projetos de eficiência energética, promovendo a redução das emissões de gases de efeito estufa e colaborando com o aumento da produtividade das micro, pequenas e médias empresas brasileiras.

O Fundo prevê investir mais de R$300 milhões para fomentar projetos como modernização dos sistemas de iluminação, troca de equipamentos obsoletos de climatização e substituição de motores antigos por outros de menor consumo. Já estão habilitadas a conceder financiamentos lastreados pelo FGEnergia seis instituições financeiras: Banco Abc Brasil S.A., Banco Btg Pactual S.A, Banco do Estado do Rio Grande do Sul S.A., Banco Safra S.A., Banco Votorantim S.A. e Cooperativa Central de Crédito Rural com Interação Solidária. Para acesso ao uso da garantia do programa, as micro, pequenas e médias empresas deverão responder o questionário digital Avaliação de Eficiência Energética. Após o preenchimento das perguntas, se o projeto for considerado elegível, será assinado pelo responsável técnico qualificado (engenheiro, técnico em eletrotécnica ou profissional certificado) e pelo representante da empresa tomadora do crédito, atestando a veracidade das informações prestadas.

Caso a empresa tenha interesse em contratar uma linha com uso do FGEnergia:

  • Contate os agentes financeiros habilitados;
  • Consulte se o programa já está operacional na instituição;
  • Solicite e avalie as condições das linhas com uso do FGEnergia;
  • Prepare a documentação necessária para contratação da operação;

Mais informações sobre o FGEnergia poderão ser obtidas aqui.

Veja também

Sindigraf-SP participa de encontro na Fiesp para debate de causas importantes para o setor gráfico

O Sindigraf-SP, representado pelo presidente Ricardo Coube, participou de uma produtiva reunião com a Fiesp, presidida por Paulo Skaf.

Leia +

Ingressos para a noite de premiação do 7º Prêmio Paulista de Excelência Gráfica já estão à venda!

Você já pode garantir sua participação na noite de gala da indústria de impressão de São Paulo! Os ingressos para a cerimônia de premiação do 7º Prêmio Paulista de Excelência Gráfica Luiz Metzler já estão à venda

Leia +

Desafios para o crescimento industrial é tema da Reunião Plenária do Copagrem

No dia 10 de junho, quarta-feira, aconteceu mais uma Reunião Plenária do Copagrem (Comitê da Cadeia Produtiva da Indústria de Papel, Gráfica e Embalagem) na sede da Fiesp, em São Paulo.

Leia +