
O Sindicato das Indústrias Gráficas no Estado de São Paulo representa aproximadamente 7.000 empresas em sua área de atuação. Devido à sua representatividade, pela tradição na defesa da categoria e por abranger parcela significativa das indústrias gráficas brasileiras, o SINDIGRAF-SP está à frente de ações cujos benefícios refletem não apenas nas empresas instaladas no Estado de São Paulo, mas, em muitos casos, alcançam o mercado gráfico nacional como um todo.
As ações do SINDIGRAF-SP primam pela preocupação ética e a busca permanente da transparência. Buscamos atingir diversos públicos e interlocutores, sejam as empresas gráficas associadas, trabalhadores do setor, autoridades, outras entidades de classe e da sociedade civil. Em termos estratégicos, a entidade tem como proposta reforçar três linhas de trabalho: a gestão, a pressão por mudanças e a educação, com ênfase à transmissão de conhecimentos técnicos e gerenciais, por meio de publicações, pesquisas, censo, cursos, eventos, entre outras atividades. A entidade mantém seu foco, ainda, no conceito de responsabilidade social e no respeito ao meio ambiente pelas gráficas.
-
Chegada da primeira máquina de offset no Brasil, o que representa o inicio da história do Sindicato no País.
1922 -
Fundada em 17 de fevereiro. com o nome de Associação dos Industriais e Comerciantes Gráficos de São Paulo
1923 -
Mudança de nome para Sindicato dos Industriais e Comerciantes Gráficos de São Paulo. por exigência do Decreto 19.770. de 19.MAR.1931.
1931 -
Os termos do Decreto 24.694, de 12.JUN.1934, muda novamente o nome para Sindicato dos Industriais Gráficos de São Paulo.
1934 -
0 Decreto-Lei n° 1.402, de 05.JUL.1939 - Enquadramento Sindical, modifica o nome para Sindicato da Indústria da Tipografia no Estado de São Paulo.
1939 -
Em 12 de abril, um decreto editado pelo então presidente, Getúlio Vargas, elimina as gráficas de todos os órgãos públicos.
1940 -
0 Sindicato è reconhecido em 15 de Maio de 1941 e, após fusão com o Sindicato das Indústrias da Encadernação e da Gravura, passou a denominar-se Sindicato das Indústrias Gráficas no Estado de São Paulo, que foi reconhecido em 12.FEV.1944, congregando associações sindicais de tipogratias. encadernadores e gravuristas.
1941 -
Com o nome de Sigesp, o Sindicato resolve dar um importante passo: a criação de sua sede própria. Segundo lideranças, ela serviria para que a entidade pudesse alcançar, sem se envolver em questões partidárias, maior projeção no cenário industrial, politico e social.
1956 -
O sonho se torna realidade Theobaldo de Nigris, presidindo a nova diretoria eleita, inaugura a sede própria.
1958 -
Surge a Associaçao Brasileira da Indústria Gráfica (ABTG), que se tornaria grande parceira do SINDIGRAF-SP.
1959 -
O SINDIGRAF-SP é levado para o interior da FIESPICIESP, marcando o inicio de ações realizadas em sistema de cooperação entre as entidades.
1994 -
SINDIGRAF-SP realiza o Censo 2002 da Indústria Gráfica Paulista. Em união com a regional paulista da Associação Brasileira da Indústria Gráfica (ABIGRAF) firmaram convênio com a Caixa Econômica Federal, possibilitando às empresas associadas contratar empréstimos para capital de giro e investimentos em bens, serviços e equipamentos. Também em parceria com a ABIGRAF Regional São Paulo desenvolve a 11° edição da Pesquisa de Salários e Beneficios.
2002 -
Em 17 de fevereiro, o SINDIGRAF-SP completa 80 anos de fundação. Dentro de sua politica de responsabilidade social. lança o Guia Técnico Ambiental da Indústria Gráfica e patrocina um manual sobre reciclagem e coleta seletiva (FIESP/CIESP). Além de subsidiar cursos para associados, o Sindicato cria também o Banco de Empregos na Indústria Gráfica.
2003 -
Em setembro de 2004, foi definida a nova diretoria para o triênio 2004/2007, tendo Mário César de Camargo à presidência. A tim de elevar a produtividade do setor, a nova diretoria executiva definiu como prioridades aprimoramento profissional, atualização da gestão empresariale combate às práticas que bloqueiam o bom desempenho da Indústria.
2004 -
Pela primeira vez em sua história, o Sindicato realizou uma campanha publicitária. que enfatizou os três pontos de defesa da entidade: Educação. Gestão e Pressão (no sentido de defesa dos interesses do setor).
2005 -
0 SINDIGRAF-SP apoiou dois grandes programas do Sistema ABIGRAF: o Projeto de Interiorização. em parceria com a ABIGRAF-SP, que tem como objetivo a instalação de novas Seccionais no interior paulista; e o programa Semana de Artes Gráticas, voltada à capacitação técnica e mercadológica dos profissionais gráficos.
2006 -
Além de patrocinar e apoiar os programas de capacitação promovidos pelas entidades do Sistema ABIGRAF. como a Semana de Artes Gráficas e a Escola de Vendas Mário César de Camargo, o Sindicato concluiu mais um ano em sua missão de promover o desenvolvimento do setor, um trabalho que tem como uma de suas linhas condutoras a elaboração de pesquisas e publicações diversas, bem como a promoção do conhecimento.
2007 -
0 ano de 2008 loi marcado pela parceria lirmada com o SEBRAE Nacional para realizar um censo da indústria gráfica, que comportará um levantamento detalhado das empresas do setor. A entidade teve participação na realização de 36 palestras, que atrairam 963 participantes, de 251 empresas, e, também, no programa Semana de Artes Gráficas. que chegou à terceira edição, atingindo sete cidades paulistas.
2008 -
Foi desenvolvida a 18' edição da Pesquisa de Salários e Beneficios na Indústria Gráfica Paulista. estudo que coloca à disposição das empresas informações precisas sobre o mercado de trabalho. 0 Banco de Empregos na Indústria Gráfica atingiu cerca de 1.400 vagas oferecidas e 8.400 curriculos cadastrados. Os números mostram que a ferramenta vem cumprindo o objetivo de auxiliar as empresas a tornar mais ágil o processo de busca e contratação de profissionais.
2009 -
Vencedor do Prêmio Melhores Práticas Sindicais (FIESP), o Sindicato lançou a 19* edição da Pesquisa de Salários e Benefícios na Indústria Gráfica Paulista, comemorou a consolidação do Banco de Empregos, que ia supera oito mil curriculos cadastrados em três anos, e concedeu bolsa de estudos para 14 estudantes do curso superior da Faculdade SENAI de Tecnologia Gráfica.
2010 -
SINDIGRAF-SP completa 90 anos
2013

DIRETORIA EXECUTIVA
Membros Efetivos:
Presidente: Levi Ceregato - Gráfica Levi Ltda.
1º Vice-Presidente: Ricardo Marques Coube - Tiliform Indústria Gráfica Ltda.
2º Vice-Presidente: Beatriz Duckur Bignardi - Bignardi Ind. Com. de Papéis e Artefatos Ltda.
Diretor Administrativo: Carlos R. Jacomine da Silva - Plural Editora e Gráfica Ltda.
Diretor Administrativo Adjunto: Sidnei Bergamaschi - Tilibra Produtos de Papelaria Ltda.
Diretor Financeiro: Sidney Anversa Victor - Indústria e Comércio Gráfica Conselheiro Ltda.
Diretor de Marketing: Juliana Sivieri Gonçalves - Gonçalves S/A Indústria Gráfica.
Membros Suplentes:
Rodrigo Nogueira De Abreu - Proactive Com. e Serviços Gráficos Ltda. ME.
Fabio Gabriel dos Santos - Leograf Gráfica e Editora Ltda.
CONSELHO FISCAL
Membros Efetivos:
José Carlos Christiani de La Torre - Fascreen Artes Gráficas Ltda.
Wilson dos Santos - Ribergráfica Ltda. EPP.
Davidson Guilherme Tomé - Gráficos Sangar S/A.
Membros Suplentes:
Valdomiro Luiz Paffaro - Litografia Bandeirantes Ltda.
Gelson Kazuyuki Tomita - Contiplan Formulários Contínuos Ltda.
Sander Luiz Uzuelle - São Francisco Gráfica e Editora Ltda.
DELEGADOS - FIESP
Membros Efetivos:
Levi Ceregato - Gráfica Levi Ltda.
Beatriz Duckur Bignardi - Bignardi Ind. Com. de Papéis e Artefatos Ltda.
Membros Suplentes:
Carlos Roberto Jacomine da Silva - Plural Editora e Gráfica Ltda.
Ricardo Marques Coube - Tiliform Indústria Gráfica Ltda.
-
Humberto Rebizzi
Humberto Rebizzi
1930-1933
-
José Mesa Campos
José Mesa Campos
1933-1934
-
João Gonçalves
João Gonçalves
1934-1935
-
Ormindo Gonçalves
Ormindo Gonçalves
1936-1938
-
Felício Lanzara
Felício Lanzara
1938-1939
-
Ricardo Rodrigues Moura
Ricardo Rodrigues Moura
1939-1942
-
Francisco Cruz Maldonado
Francisco Cruz Maldonado
1942-1952
-
Orestes Romiti
Orestes Romiti
1952-1954
-
José Costa Mesa
José Costa Mesa
1954-1956
-
Theobaldo De Nigris
Theobaldo De Nigris
1956-1966
-
Damiro De Oliveira Volpe
Damiro De Oliveira Volpe
1966-1971
-
Rubens Amat Ferreira
Rubens Amat Ferreira
1971-1980
-
Henrique Nataniel Coube
Henrique Nataniel Coube
1980-1981
-
Sidney Fernandes
Sidney Fernandes
1981-1986
-
Max Heinz Gunther Schrappe
Max Heinz Gunther Schrappe
1986-2001
-
Silvio Roberto Isola
Silvio Roberto Isola
2001-2004
-
Mário César Martins De Camargo
Mário César Martins De Camargo
2004-2010
-
Fabio Arruda Mortara
Fabio Arruda Mortara
2010-2016
-
Levi Ceregato
Levi Ceregato
2016 - 2022
ESTATUTO DO SINDICATO DAS INDÚSTRIAS GRÁFICAS NO ESTADO DE SÃO PAULO – SINDIGRAF-SP
Entidade sem fins lucrativos, o SINDIGRAF-SP foi constituído para representar legalmente a categoria da Indústria Gráfica Paulista no plano da Confederação Nacional da Indústria – CNI.
fazer download do Estatuto