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Setembro de 2014

Chega ao Brasil a mais importante campanha mundial em favor da comunicação impressa

No dia 7 de abril, aconteceu o lançamento oficial no Brasil da campanha mundial Two Sides, que tem o objetivo de estimular a produção responsável da comunicação impressa, desfazer mitos ambientais que colocam em dúvida sua sustentabilidade e informar o público sobre as vantagens dessas mídias.

Criada em 2012, na Inglaterra, a Two Sides já está presente nos principais países europeus – incluindo Alemanha, França, Itália etc. –, nos Estados Unidos, na Austrália e na África do Sul e chega ao Brasil por iniciativa da Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf) e do Sindicato das Indústrias Gráficas no Estado de São Paulo (Sindigraf-SP). “A adesão à Two Sides insere o País na mais bem-sucedida iniciativa mundial de difusão da sustentabilidade da comunicação impressa. Vamos trabalhar com determinação para mostrar que somos uma atividade essencial à vida das pessoas e ao bom funcionamento da sociedade. Sem falar na importância dessa cadeia produtiva na geração de empregos, na arrecadação de tributos, no aporte tecnológico e em inúmeros outros valores agregados à atividade”, afirma Fabio Arruda Mortara, presidente da Abigraf e do Sindigraf-SP.

Articulado pelo Sindigraf-SP, o lançamento contará com a presença do diretor da Two Sides no Reino Unido, Martyn Eustace, e será formalizado durante reunião do Comitê da Cadeia Produtiva do Papel, Gráfica e Embalagem (Copagrem), na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), na capital paulista.

Diálogo com a sociedadeO Protocolo de Intenções conta com a adesão de 42 entidades representativas das atividades da cadeia. Somadas, elas reúnem cerca de 80 mil empresas, geradoras de 615 mil empregos diretos e faturamento na casa dos US$ 40 bilhões. Entidades como a Associação Nacional de Jornais (ANJ), a Associação Nacional dos Editores de Revistas (Aner), a Associação Brasileira das Empresas de Rotativas Offset (Abro) e o Sindicato das Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas de São Paulo – Capital (SindJore) são alguns signatários de primeira hora da iniciativa.

Para estabelecer um diálogo esclarecedor com a sociedade, sensibilizando formadores de opinião, setor público, educadores, fornecedores e consumidores de produtos impressos, a Two Sides prevê ações variadas. A primeira delas é a publicação e divulgação do “Impressão e Papel – Fatos e Mitos”, conteúdo de embasamento científico, que prova a sustentabilidade da cadeia e será divulgado a partir do lançamento. Em maio, será a vez de o site da campanha entrar no ar. Também estão disponíveis anúncios variados para diferentes públicos. “À medida que a campanha avança, poderá haver a tropicalização das peças”, diz Mortara. Outra frente de ação é o combate pontual de mensagens e iniciativas, públicas e privadas, que erroneamente associem a impressão à falta de sustentabilidade.

Pluralidade favorece a informaçãoPara quem estranha uma campanha de valorização da comunicação impressa com site e peças para veiculação em rádio e TV, Mortara explica que essa é uma falsa contradição e que é preciso combater o canibalismo entre o impresso e o eletrônico. “A difusão do conhecimento e da informação se favorece da pluralidade. Quanto mais culta e educada uma população, tanto maior o acesso e o consumo que ela faz de internet, jornais, revistas e livros, sem que uns excluam os outros”, defende Mortara.

De fato, os números mostram isso. A Pesquisa Brasileira de Mídia 2014, divulgada em fevereiro pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, estudou os hábitos de consumo da população brasileira e constatou que o consumo de jornais, revistas e internet – os três! – aumenta conforme o nível de renda e de escolaridade. “A Two Sides vem reforçar a percepção de que a mídia impressa é e continuará sendo atraente, prática e sustentável, além de imbativelmente confiável”, finaliza Mortara, lembrando que, nesse mesmo levantamento, 53% da população consideraram os jornais impressos os veículos de maior credibilidade.
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