PROJETO BIBLIOTECAS | LEITURA PARA TODOS

Criado em 2005 pela ABIGRAF-SP e pelo SINDIGRAF-SP, o Projeto Bibliotecas inaugurou 22 bibliotecas em todo o Estado ao longo da última década.
O projeto é realizado em parceria com as Prefeituras Municipais, que cedem espaços reformados para equiparmos com computadores e uma extensa variedade de livros, selecionados pela Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo.
Contamos sempre com o apoio das Seccionais Ribeirão Preto e Bauru da ABIGRAF-SP, fundamentais para a escolha das cidades que recebem as novas bibliotecas.
A iniciativa ainda contribui para a disseminação da Campanha de Valorização do Papel e da Comunicação Impressa, difundindo informações corretas sobre o uso do papel e seus benefícios junto ao meio ambiente.
Incentivar a Educação. É assim que a Indústria Gráfica Paulista investe no futuro.
-
2005
Gastão Vidigal
Taquaral
Jardinópolis
-
2006
Tanabi
Monte Castelo
Santo Antonio do Pinhal
Osasco
-
2007
Santo Antonio do Jardim
Monteiro Lobato
Sagres
-
2011
Dumont
Arealva
-
2012
Avaí
Santa Cruz da Esperança
-
2013
Boracéia
Serra Azul
-
2014
Piratininga
Guatapará
-
2015
Duartina
Santa Rosa do Viterbo
-
2016
Macatuba
Santa Rita do Passa Quatro

Depoimentos Projeto Bibliotecas

"Tratada com prioridade e extremo zelo neste município, a Educação oferecida à população coloca Macatuba entre as 90 melhores cidades do País, conforme atesta o ranking nacional da qualidade da Educação publicada pela conceituada Revista Exame. Através desta bem sucedida parceria com a ABIGRAF, a conquista de mais uma biblioteca para acesso ilimitado da população, especialmente do público estudantil, coroa e premia nossa cidade com mais um imprescindível equipamento público que muito contribui para a formação e para a educação do nosso povo. Em nome da população macatubense, agradeço de coração a ABIGRAF."
Tarcisio Mateus Abel - Prefeito de Macatuba-SP
"A leitura abre novos horizontes para o desenvolvimento da criatividade e imaginação das crianças. Além de melhorar a escrita, ler acrescenta cultura, acarreta emoções e estimula o prazer mental. Uma Biblioteca acessível às crianças da comunidade trará a criança da rua para um lugar onde sua mente seja ocupada e seus pensamentos, viajem pelas palavras e historias infantis."
Professora Roseli Silva - Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vinculo para Crianças e Adolescentes
"Por que é importante ter uma Biblioteca? A Biblioteca significa pegar livros e ler mais, aprender mais, melhorar a escrita... Por isso é importante para as pessoas lerem e terem uma boa leitura: porque a leitura desenvolve o crescimento e a imaginação."
Kauane Roberta Salles Rodrigues, 9 anos, aluna Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vinculo para Crianças e Adolescentes
"O Projeto Bibliotecas, da ABIGRAF-SP e em parceria com a Prefeitura de Macatuba, é de suma importância, pois vai proporcionar à população o acesso a mais informação, mais cultura, mais educação. Esse novo espaço disponibilizará em seu acervo uma extensa variedade de livros que agregarão novos conhecimentos e contribuirão para o incentivo do hábito da leitura em nossa cidade, ajudando a formar mais leitores assíduos e cidadãos críticos."
Andréia Fidélis de Freitas – bibliotecária da Biblioteca Municipal "Carlos Drummond de Andrade"
"Ajudaria a população a ter mais cultura e conhecimento, pois através dos livros podemos aprender muito com a leitura e viajarmos pelo mundo usando nossa imaginação."
Fellipe Pereira da Silva – 3º ano A - EMEF "FRANCISCO RIBEIRO""Quando a gente lê, pode-se imaginar um mundo de coisas novas que tem no livro. Quando a gente lê, aprende-se a ler melhor, a escrever melhor e a ter mais a criatividade. Por tudo isso é ótimo ter a Biblioteca para todas as crianças."
Sabrina Vitoria Vaz Leoncio, 9 anos, aluna Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vinculo para Crianças e Adolescentes"A doação deve ser anunciada para a população em geral e principalmente aos pais, para que visitem a biblioteca, conheçam os livros e se habituem a leitura passando isso também para seus filhos. Os alunos poderão fazer pesquisas e leituras de acordo com seus níveis de conhecimento e capacidades intelectuais."
Fernanda do Carmo Estisse – 4º ano - EMEF "FRANCISCO RIBEIRO""Essa doação é de extrema importância para o conhecimento e desenvolvimento intelectual dos alunos, auxiliando na melhora da leitura e escrita durante a formação acadêmica."
Júlia Martins de Almeida – 5º ano A - EMEF "FRANCISCO RIBEIRO""O homem que lê vale mais. Quando a Biblioteca de uma escola recebe doações de livro, proporciona a seus alunos maiores conhecimentos, enriquecendo a cultura dos educandos. A criança ou jovem que cria o hábito da leitura tem maiores chances de vencer na vida, ultrapassando a concorrência. Receber livros é um ato louvável daqueles que se propõem ajudar nossos estudantes a ter um futuro promissor, dando-lhes melhores oportunidades para vencer. Portanto, o homem que lê vale mais"
Professora Cristiane Luzia Marcuzzo Brolo - EMEF "FRANCISCO RIBEIRO""Doar é sempre um ato de solidariedade. É deixar de lado o egoísmo e colocar as necessidades do próximo como prioridade. No caso da doação de livros a ser realizada, será uma forma de disseminar o conhecimento e a cultura a toda população. Os alunos terão oportunidade de ampliar seu repertório de leitura, além de se tornarem pessoas gratas pelo conhecimento adquirido. Quem doa livros doa também valores, exemplos e contribui para a formação de cidadãos conscientes que, futuramente, poderão exercer o mesmo ato por outras pessoas."
Professora Gisele Arantes - EMEF "FRANCISCO RIBEIRO"