Acesso ao banco de empregos

Reunião do COPAGREM - Tempo de mudanças e união

Mercado Gráfico - 12/12/2018 - 15:12

De mãos dadas em prol do livro, o Comitê da Cadeia Produtiva do Papel, Gráfica e Embalagem reuni-se para o último encontro de 2018, na sede da FIESP, em São Paulo, no dia 07 de dezembro. O encontro foi coordenado pelo presidente do Comitê, Levi Ceregato, e contou com a apresentação do presidente do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), Marcos da Veiga Pereira, que falou sobre a produção e as vendas do setor no país, além de mostrar a série histórica da Pesquisa de Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro.   

O encontro contou também com a presença do segundo vice-presidente da FIESP, José Ricardo Roriz Coelho, além de representantes do Setor Editorial e de toda a cadeia produtiva. “Tivemos um faturamento de 5,1 bilhões em 2017”, disse Pereira. “Foram R$ 6,5 bilhões em 2006”.

Segundo ele, o alto índice de desemprego no país, a recessão e as mudanças nos hábitos de consumo colaboraram para a queda. “Agora as pessoas dedicam mais tempo às séries, ao YouTube e ao WhatsApp do que à leitura”.
Um cenário que requer mais ações de divulgação por parte do setor. “A indústria do livro se mobiliza pouco a favor do livro, fazemos pouca propaganda de como é importante ler”, explicou.

Segundo Pereira, “vivemos uma crise sem precedentes”. “Duas das maiores redes de livrarias do país estão em recuperação judicial”, disse. “Juntas, elas têm um peso de 40% das vendas para algumas editoras”.
Mesmo com toda a crise, o presidente do SNEL acredita que exista hoje um movimento de união por conta da crise. “Isso tudo está servindo para que nos demos as mãos”, disse.

O presidente Levi Ceregato ressaltou que esta é uma iniciativa apoiada pelo COPAGREM. “Temos que começar a mudança aqui”, disse ele. “Em vez de dar uma garrafa de uísque de presente no final do ano, dê um livro”.

Fonte: Isabela Barros, Agência Indusnet Fiesp

Fonte:
Tags:
<< Ver outras notícias