Acesso ao banco de empregos

Indústria gráfica revitaliza biblioteca em Guatapará

Responsabilidade Social - 31/10/2014 - 10:10

Na quarta-feira, 5 de novembro, a cidade de Guatapará (SP) receberá a Biblioteca Municipal Herbert José de Souza revitalizada, com computador e acervo ampliado por novos títulos. O presente para o município vem do Projeto Bibliotecas – Leitura para Todos, promovido pelo SINDIGRAF-SP, em conjunto com a ABIGRAF-SP.

O Projeto Bibliotecas foi criado em 2005 e, anualmente, revitaliza duas bibliotecas públicas em pequenos municípios do interior paulista, atuando com apoio das prefeituras locais e das seccionais das entidades nas regiões de Bauru e de Ribeirão Preto. Ele se inspira nas recomendações sobre bibliotecas públicas da Unesco, que apresenta 12 missões relacionadas à educação, cultura, alfabetização e informação. “A falta de bibliotecas públicas no Brasil compromete a formação da nova geração de leitores. Ainda precisamos avançar muito”, pondera Sidney Anversa Victor, presidente da ABIGRAF-SP.

De fato, o último Censo Escolar, de 2013, aponta que, em São Paulo, apenas 12,4% das escolas públicas possuem bibliotecas, e a indústria gráfica, que elege o ensino como uma das suas prioridades não poderia ficar indiferente a essa carência. “É uma questão de justiça social e reconhecimento do direito ao acesso à informação e à comunicação. Cada biblioteca entregue é um tijolinho na construção de uma sociedade mais cidadã”, diz Fábio Sarje, 1º vice-presidente da Seccional de Ribeirão Preto da ABIGRAF-SP e do SINDIGRAF-SP.

Além dos representantes das entidades gráficas, estarão presentes à cerimônia de entrega o prefeito de Guatapará, Samir Redondo Souto, a prefeita de Serra Azul, Maria Salete Zanirato Giolo, e o escritor Menalton Braff. Ao final, haverá a premiação dos três alunos “melhores leitores” de Serra Azul, município beneficiado em 2013.

Fonte: RV&A
Tags:
<< Ver outras notícias